Tá na mídia: Cururupu promoveu o carnaval mais seguro e animado do interior do Maranhão!

O ‘Carnaval – Cururupu: Uma Viajem aos Antigos Carnavais, promovido pela prefeitura de Cururupu com o apoio do Governo do Estado e da Deputada Ana do Gás, proporcionou aos foliões um espetáculo de muitas cores, variadas batidas rítmicas, o reggae firmou seu lugar definitivo, segurança total, o talento dos artistas locais no palco das grandes bandas, e a maior diversidade de brincadeiras evidenciaram a verdadeira tradição do mais animado Carnaval do interior do estado, Cururupu. A Secretaria Municipal de Cultura que tem á frente da pasta Frâncio Jânio, tem executado com maestria o que esta no plano de gestão do governo municipal na área da cultura. A equipe segue a risca durante o ano inteiro o  resgate de antigas brincadeiras carnavalescas do município e o fortalecimento das manifestações. A secretaria triplicou o número de brincadeiras cadastradas ao longo de dois carnavais, manifestações culturais que cantam pelas ruas a historia do nosso povo, vidas e trajetórias contadas com traços que se misturam em perfeito estado de simplicidade e riqueza.

“O Pajé e o Tambor de Crioula, a exemplo da tantas outras, aqui se transformam em atrações importantíssima, por considerarmos que são uma forma diferenciada de atendermos os brincantes durante o  carnaval, e ainda de oferecer opções, assegurando ao mesmo tempo que estas manifestações permaneçam na memória coletiva da população. A ideia é que cada vez mais possamos ver brincadeiras como estas nas ruas, que as crianças possam brincar também”, afirmou vários foliões entrevistados pelo Cururupu Repórter.

Para o secretário de Cultura, Frâncio Jânio e sua equipe, essas brincadeiras são especiais e possuem caráter convidativo, agregando participantes à festa.  O dialogo e a assistência ao longo do ano, é recomendação constante da prefeita Prof.ª Rosinha. “Fizemos um carnaval driblando todas as dificuldades existentes hoje no país enfrentada pelos municípios, decoramos a cidade, demos assistência às brincadeiras, montamos a estrutura necessária para os eventos nos circuitos e corredores, segurança foi o ponto alto da festa, equipes de saúde de plantão, agradecemos as policias civil e militar pelo grande trabalho realizado e contamos com o mais importante, a participação de milhares de foliões que amplificaram em clima de paz a verdadeira folia de Cururupu”. Comentou a prefeita Rosinha.

A presença das Escolas de Samba, Águia, Aspirante e a Flôr emocionaram milhares de foliões na passarela no domingo de carnaval. Os Blocos de Reggae ‘Carna Roots e Reggae Folia’ trouxeram nas cores da Jamaica para a passarela, a força da expressividade que o movimento tem no município.

Esta inserção de um maior número de atrações que vinham caindo no esquecimento foi o que fez Dona Maria da Conceição se emocionar. A foliã escolheu o domingo (11) para curtir a festa de carnaval e ficou emocionada ao ver o Bloco Sabiá do Samba e as Escolas de Samba juntas com todo brilho na passarela.

“É maravilhoso ver o retorno do carnaval de antigamente. Quando eu era criança, O Bloco Sabiá era uma brincadeira familiar, vejo hoje todos juntos, então é algo que me dá boas lembranças. Espero que fique definitivamente na programação carnavalesca de Cururupu”, disse a aposentada Conceição Brito, que aproveitou a oportunidade para mostrar a atração à neta de nove anos.

Nesta quarta-feira(14) pela manhã, a radio Alvorada realizou pelo 18º ano consecutivo uma avaliação  sobre o carnaval. Ao vivo na programação com a condução dos locutores da radio e  a participação dos ouvintes por telefone, convidados em estúdio, presença da prefeita Rosinha,  Secretario Frâncio Jânio e assessores, a avaliação pontuou os inúmeros sucesso deste ano e apresentou sugestões já para 2019.

Direto da Redação/Cururupu Repórter

Compartilhe
  • 149
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.