População de Cururupu participa ativamente das Audiências Públicas do PPA 2018 a 2021

A Prefeitura de Cururupu,  através da Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Administração realizou nos dias 18 e 19 de agosto, audiências públicas para a apresentação e discussão do Plano Plurianual para o exercício compreendido de 2018 a 2021. O ato do dia 18/08 foi realizado no Centro de Convenções “ O Precursor” no centro da cidade às 14hs e contou com a participação das comunidades  da sede do município, comunidades rurais, escolas, sociedade civil organizada, secretários e vereadores do município.

No dia 19/08 às 9hs da manhã a audiência pública foi realizada na zona rural do município, tendo como o povoado de Rumo local da realização do ato, participaram representantes de todas as comunidades rurais dessa região, mais de 15 comunidades.  Lideranças comunitárias, estudantes, representantes de associações, famílias, igrejas e outras entidades estiveram envolvidas no dialogo. Durante as audiências a participação popular foi o grande destaque nas apresentações e discussões das ações prioritárias para o município.

O secretário municipal de Fazenda, Planejamento e Administração Ailton Abreu ,  explicou o objetivo da realização da audiência. “Hoje a gente se reúne com esse instrumento de planejamento que a gestão pública tem pra elaboração das metas, das diretrizes, de tudo aquilo que o município precisa realizar para os próximos quatro anos. Como também todos os instrumentos de controle que a gente dispõe para poder planejar a gestão pública. A importância hoje dessa reunião é justamente que nós poderemos estar traçando os objetivos, as metas para o desenvolvimento do próprio município com a participação da comunidade”, explicou.

O Plano Plurianual (PPA) determina a efetivação da relação entre orçamento e execução dos projetos estratégicos do governo de Cururupu  entre o período de 2018 a 2021. É o instrumento que operacionaliza ações, por exemplo, de desenvolvimento econômico ou social.

Com a medida de apresentar o desenvolvimento do PPA à população a administração municipal ampliou a transparência na elaboração e execução de projetos em áreas essenciais e ouviu moradores e associações organizadas. Todas as secretarias municipais acompanham as audiências públicas ouvindo a população.

A Prefeita Prof.ª Rosinha acompanha as audiências motivando as pessoas para que se pronunciem, falem, discutem sobre de fato o querem, o que é possível  esta no planejamento do PPA. A Prefeita motiva  as comunidades para que participem bem a vontade revelando como cada participação é o principal agente da audiência.

Os Trabalhos  contam com a participação de uma facilitadora a senhora Lucenice Macedo Martins, Presidente do Instituto Maranhão Sustentável que conduz os trabalhos técnicos e do controlador geral do município Manoel Barbosa.

Outro ponto positivo é o acompanhamento  por parte da Câmara Municipal de Vereadores que acompanham as audiências através do seu presidente e outros vereadores.

Nesta Sexta- feira dia 25, a audiência pública será realizada em Areia Branca no espaço da Choperia Carvalho bairro Pitombeira às 14hs e no Sábado dia 26, será a vez da população das Ilhas local da audiência será a Ilha de Guajerutiua,  às 9hs.

Compartilhe
  • 40
    Shares

1 Comentário

  1. Auxiliadora disse:

    Parabéns ao site cururupureporter.com.br pela prestação de serviços a favor da informação com responsabilidade e imparcialidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.