Doar sangue é compartilhar vida, sexta(19), PARTICIPE DA COLETA!

Doar sangue é compartilhar vida, é trazer não só a pessoa, mas também a família a sua esperança. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Manter o estoque de bolsas de sangue para atender a grande demanda dos hospitais da região de Cururupu é o desafio diário e constante do Hemonúcleo de Pinheiro – Hemomar e Secretarias Municipais de Saúde. Os órgãos de saúde estão sempre mobilizando a população por meio de campanhas em parceria com as prefeituras com o objetivo de almentar o seu estoque estratégico, reforçar a importância da doação de sangue, convocar novos doadores e fidelizar os que já existem.

A campanha CURURUPU, ANTES DE CAIR NA FOLIA DOE SANGUE COM ALEGRIA! Será realizada na próxima sexta-feira dia 19 com o objetivo de almentar o estoque da Agência Transfuncional do município que está com seu estoque baixo.

A coleta do sangue será realizada na Unidade Básica de Saúde Flávio Silva, Centro da cidade, das 07:30 às 17:00 horas.  Comunidades, grupos, movimentos, igrejas, pastorais, entidades, instituições, a população de Cururupu e lugares vizinhos estão sendo mobilizadas para a coleta na próxima sexta (19), doar sangue antes de começar oficialmente o carnaval.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Para fazer a doação é necessário:

– Levar documento oficial de identidade com foto.

– Estar bem de saúde; – Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias; Pesar mais de 50 Kg;

– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Recomendações para o dia da doação:

– Nunca vá doar sangue em jejum – Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação – Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores – Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação – Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação.

– As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação

Intervalos para doação

– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)

– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Cuidados pós-doação

– Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas

– Aumentar a ingestão de líquidos – Não fumar por cerca de 2 horas – Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas – Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas – Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho

Quem não pode doar?

– Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade – Mulheres grávidas ou que estejam amamentando – Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas – Usuários de drogas – Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Cirurgias e prazos de impedimentos

– Extração dentária: 72 horas

– Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses

– Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses

– Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação – Transfusão de sangue: 1 ano

– Tatuagem: 1 ano – Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

www.cururupureporter.com.br / Confira no link a lista de hemocentros de todo o país (http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=641) ou consulte com a secretaria de saúde do seu município o ponto de coleta mais próximo da sua casa.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.